12/04/2018 - Doce Atitude

Realize uma festa sustentável para o seu filho!

           Nada melhor do que comemorar o crescimento dos filhos com festas lindas, temáticas e cheias de pessoas que amamos. Mas, é importante pensar que essas festas geram lixo, além do acúmulo de materiais que não são reaproveitados e nem reciclados. É possível repensar atitudes e renovar a maneira de decorar um aniversário, confira nossas dicas:

 

Ao invés de comprar, crie

Se o seu filho ou filha deseja uma festa temática que envolva oceano, por exemplo, existem diversos materiais em casa que podem ser utilizados para criar o cenário, como bichinhos de pelúcia marinhos, lençol azul para representar o mar, conchinhas para a decoração de mesa. Isso serve para todos os temas, basta abusar da criatividade e reutilizar objetos antigos.

 

Esqueça o descartável

O plástico descartável custa muito caro ao meio ambiente, então sirva os convidados com pratos e copos de vidro ou acrílico que ficam guardados na despensa. Dessa maneira o lixo é reduzido a quase zero.

 

Lixo no lixo

Uma forma prática de sinalizar os convidados é decorar as lixeiras com as cores da reciclagem, assim o lixo é descartado corretamente. Para festas infantis, o ideal é:

  • Azul: papel;
  • Vermelho: plástico;
  • Verde: vidro;
  • Marrom: resíduo orgânico;
  • Cinza: resíduo geral não reciclável, misturado ou contaminado, não passível de separação.

 

Reutilize decorações

Peça ajuda da família e amigos e empreste decorações já utilizadas. Um objeto repetido, mas usado de maneira diferente, torna-se único e especial. Economia e sustentabilidade andam juntas!

 

Comidinhas

Hoje em dia é muito comum decorar a mesa com bolos e cupcakes não comestíveis. Será mesmo que isso é necessário? Um doce gostoso, real e bem feito vale bem mais do que um de isopor feito para tirar fotos.

 

           Após todos esses passos, vale ressaltar a importância de envolver o seu filhote na programação da festa. Explique sobre o consumo e a decoração consciente, dessa maneira ele aprende desde cedo que um aniversário completo vai muito além do cenário: o que torna o dia especial é o carinho dos que estão presentes.



#sustentabilidade #reciclagem

Veja também

Incentive seu filho a brincar reciclando

A reciclagem respeita o meio ambiente...

7 dicas para seu filho ter uma atitude mais sustentável

Se as crianças desde pequenas já t...

Abrindo espaço para o novo

      &...