04/05/2017 - Doce Atitude

7 dicas para seu filho ter uma atitude mais sustentável

Se as crianças desde pequenas já têm contato com temas como descarte de lixo correto, reciclagem e outras iniciativas para ter uma atitude mais sustentável, é muito mais fácil se tornarem adultos conscientes e com uma visão ecológica.

Muitas escolas têm matérias que abordam práticas de sustentabilidade, mas já em casa também há muitas maneiras de trabalhar o tema com os filhos e ajudá-los a se tornarem responsáveis pelo mundo em que vivem:




1 – Aproxime seu filho das árvores


Plante uma árvore com seus filhos! É uma atividade que aproxima a família, como também incentiva o carinho pela terra. Além da criança já se torna responsável por uma vida.



2 – Interruptores de luz divertidos


Ensine a criança a desligar a luz quando não estiver no cômodo. E uma ótima maneira de elas ficarem mais ligadas na importância de poupar energia é tornar o interruptor chamativo, com o desenho de um personagem que elas gostem muito, por exemplo. Vale também usar tinta ou adesivos que brilhem no escuro para chamar atenção.



3 – Limpinho e rapidinho


Banhos que levam até 2 minutos, economizam até 150 litros de agua por mês! Mas as crianças não vão achar essa informação o máximo, então as incentive a economizar água fazendo uma competição. Cronometre o tempo de banho e se ela tomar banho direitinho, levando a higiene a sério e dentro do prazo, ganha uma recompensa.



4 – Desconecte-se para ficar “ligado”


Os carregadores continuam a consumir a eletricidade mesmo quando não estão sendo usados. Portanto é preciso sempre tirá-los da tomada depois do uso. No começo pode ser um pouco difícil da criança se lembrar de sempre tirar da tomada, mas vale fazer algumas brincadeiras, como por exemplo, quem se esquecer de tirar tem que pagar uma bala.



5 – Deixe a reciclagem por conta da criança


Praticar sempre torna mais fácil a fixação. Então que tal deixar a reciclagem por conta da criança, com a supervisão dos pais? Assim ela entende desde o começo a importância da reciclagem e sente-se importante por ser responsável por uma tarefa muito necessária.



6 - Reaproveite a água da chuva


Mostre que reaproveitar a água da chuva pode servir para molhar plantas ou encher balões de água e render muitas brincadeiras depois, por exemplo. O importante é demonstrar como vale a pena o reaproveitamento.



7 – Jogos on-line ecológicos


Incentive a criança a jogar jogos ou fazer quizzes que tenham uma consciência sustentável. Assim ela se diverte aprendendo!





Referência: eCycle (goo.gl/EZ132m)

#sustentabilidade

Veja também

Incentive seu filho a brincar reciclando

A reciclagem respeita o meio ambiente...

Abrindo espaço para o novo

      &...

Realize uma festa sustentável para o seu filho!

      &...