15/03/2018 - Doce Atitude

Como incentivar e participar da educação dos seus filhos?

           A presença dos pais nos estudos dos seus filhos sempre vai ser importante. Essa participação ativa, além de estimular um melhor desempenho, mostra às crianças o quão essencial é se dedicar à escola para que eles tenham um futuro melhor.

           Confira algumas dicas de como participar do estudo das crianças:

 

Vá além do “Como foi o seu dia?”.

Perguntar como foi o dia na escola é essencial, mas ir além dessa pergunta é melhor ainda. Separe um tempo no final do dia e estude com o seu filho – essa é uma excelente tática para que ele aprenda mais e se sinta confiante para progredir.

 

Um lugar especial

Estudar é como trabalhar: o desempenho será muito melhor se houver um ambiente reservado para isso. Com um cantinho do estudo, a criança entende que ali é o lugar e a hora de fazer o dever de casa, e o sofá por exemplo, é onde ele vai descansar.

 

Incentive a leitura

A prática da leitura, além de estimular a fala correta do português, melhora também a escrita! Quando mostramos a importância dos livros à criança, ela conhece novos universos e sua escrita melhora com novas palavras e formas de escrever.

 

Brincadeira também é aprendizado

Existem vários jogos que podem estimular a memória, raciocínio lógico e o português. O caça-palavras, por exemplo, ensina novos vocabulários e ajuda a exercitar a atenção. Assim, o seu filho se diverte e também estimula o desenvolvimento na educação.

 

Participe da escola

A educação começa em casa, mas a escola tem um papel fundamental nela! Ir às reuniões de sala e apresentações dos pequenos é essencial. Assim, cria-se um laço de relacionamento com os professores e diretores, que são os responsáveis por grande parte da educação do seu filho.

 

Que tal fazer dessas dicas uma nova rotina de educação em casa? 



#educacao #escola #familia

Veja também

5 dicas para seu filho se alimentar bem

Alimentar uma criança nem sempre é ...

7 dicas para seu filho ter uma atitude mais sustentável

Se as crianças desde pequenas já t...

5 motivos para incentivar a música na vida do seu filho

      Desde ...

Abrindo espaço para o novo

      &...