05/06/2018 - Doce Atitude

Como as amizades ajudam no desenvolvimento das crianças?

           As relações sociais fora do meio familiar são extremamente importantes para o desenvolvimento intelectual, moral e emocional das crianças. Dentro de casa os filhos aprendem o que é certo e errado de acordo com os valores apresentados pelos pais — e com os amigos, estes valores são colocados em prática.

 

Aprendendo a compartilhar

Quando estão com os colegas, as crianças aprendem a dividir os brinquedos e entendem a importância de compartilhar os bens pessoais, o que auxilia a desenvolver o senso de altruísmo e responsabilidade com o próximo.

 

Laços afetivos

Além das brincadeiras, os pequenos também partilham os seus medos, alegrias e vontades, dessa maneira eles compreendem que têm alguém, além de sua família, que estará ao seu lado tanto para os momentos felizes, quanto para os difíceis.

 

Boa comunicação

Brincar e socializar é importante também para o intelectual, pois quando há convivência em grupo, a criança aprende a se comunicar com mais facilidade e passa a expressar as suas vontades, ideais e interesses sem dificuldade ou medo. Estar entre amigos é um ótimo método para diminuir ou aprender a lidar com a timidez.

 

           As amizades na infância proporcionam inúmeras experiências de aprendizagem e também ajudam na formação dos valores éticos e morais, como o respeito ao próximo, entendimento das regras de uma sociedade, a importância de compartilhar momentos e bens materiais, além de criar laços que podem perpetuar por toda a vida.

 

 

Referência: O Meu Bebé (https://goo.gl/izTP3F)



Veja também

5 dicas para seu filho se alimentar bem

Alimentar uma criança nem sempre é ...

7 dicas para seu filho ter uma atitude mais sustentável

Se as crianças desde pequenas já t...

5 motivos para incentivar a música na vida do seu filho

      Desde ...

Abrindo espaço para o novo

      &...