14/08/2018 - Doce Atitude

Amamentação: vínculo essencial entre mãe e bebê

           A amamentação é o vínculo mais puro entre a mãe e o bebê, criando o laço de amor e afeto desde o primeiro contato. Mas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), somente 8,6% dos bebês brasileiros são amamentados nos primeiros 5 meses de vida. A falta de informações sobre o aleitamento materno faz com que esse porcentual seja tão baixo – mas, afinal, por que o leite materno é essencial à saúde do bebê?

           O leite fornece a fórmula de nutrientes necessária para o desenvolvimento cerebral da criança, protegendo-a contra infecções, bactérias, vírus e outras doenças. Ele também auxilia o bebê a se recuperar de doenças com mais facilidade, segundo o Ministério da Saúde.

           Por mais que outros alimentos pareçam ser nutritivos e benéficos ao organismo, para um recém-nascido apenas o leite materno basta. Somente passados os seis primeiros meses de vida é aconselhado inserir papinhas ao cardápio – isso sem interromper a amamentação, que deve continuar até os dois anos de idade.

           A relação é enriquecedora também para as mães, pois esse laço fortalece o vínculo entre os dois e também é benéfica à saúde da mulher – diminuindo os riscos de anemia, osteoporose, câncer de mama e outras doenças.

           Em 2018, o tema da Semana Mundial de Amamentação foi “Aleitamento materno: a base da vida” – pois é o que amamentar significa: doar-se para alguém que necessita de você e receber em troca o melhor amor do mundo!

 

 

Referência: Aleitamento.com (goo.gl/ByH3ny)



Veja também

5 dicas para seu filho se alimentar bem

Alimentar uma criança nem sempre é ...

7 dicas para seu filho ter uma atitude mais sustentável

Se as crianças desde pequenas já t...

5 motivos para incentivar a música na vida do seu filho

      Desde ...

Abrindo espaço para o novo

      &...