25/03/2019 - Doce Atitude

A importância da alimentação saudável para as crianças

A alimentação balanceada tornou-se pauta na mesa de grande parte das famílias brasileiras, especialmente com o aumento da obesidade infantil. O consumo exagerado de produtos industrializados pode desencadear uma série de distúrbios alimentares e doenças, por isso é necessário atentar-se ao cardápio dos pequenos.

 

Por mais complicado que seja substituir as bolachas, os doces e os salgadinhos por frutas e verduras, a tarefa pode ser muito fácil e intuitiva – basta abusar da criatividade, buscar pratos diferentes e ter uma boa orientação nutricional. Confira algumas dicas para balancear a alimentação dos pequenos:

 

Masterchef

 

Você pode incentivar o seu filho a auxiliar na elaboração do lanche ou do almoço. O preparo da comida é uma forma prática dos pequenos experimentarem os diversos grupos alimentares, conhecendo aos poucos os ingredientes das refeições.

 

Frutas

 

As frutas podem ser a porta de entrada das crianças à alimentação saudável. Banana, uva, morango, pêssego, mamão e tantos outros frutos podem substituir os doces na hora da sobremesa – em uma deliciosa salada de frutas, ou em um copo de suco natural.

Brincadeira

 

Uma forma criativa de introduzir os alimentos saudáveis é fazendo deles a hora da diversão. Criar personagens ou animais com os ingredientes pode incentivar as crianças a comerem o que não estão acostumadas. Exemplo: olhos feitos com ameixas e o sorriso feito com a banana; olhos feitos de ovos e o sorriso feito de cenoura picada – é só abusar da imaginação.

 

 

Quanto mais cedo introduzir a alimentação rica em verduras, frutas e legumes às crianças, mais fácil cria-se o hábito. Mas, vale ressaltar que quando a tarefa é muito complicada, é importante buscar a orientação de um nutricionista para criar o cardápio ideal ao seu filhote.

 

Referência: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/nutricao/nutricao-infantil/50090

 

 

 



#alimentacao

Veja também

5 dicas para seu filho se alimentar bem

Alimentar uma criança nem sempre é ...

7 dicas para seu filho ter uma atitude mais sustentável

Se as crianças desde pequenas já t...

5 motivos para incentivar a música na vida do seu filho

      Desde ...

Abrindo espaço para o novo

      &...