17/01/2020 - Doce Atitude

5 hábitos saudáveis para começar o ano melhor

Ano novo, hábitos novos! Quanto mais cedo a rotina saudável for apresentada aos pequenos, mais fácil será introduzi-la sem maiores dores de cabeça. Nós separamos 5 atitudes saudáveis e fáceis de serem feitas no dia a dia para que o seu filhote tenha uma melhor qualidade de vida em 2020. Vamos lá?

 

Leitura

Todo costume é adquirido em casa, inclusive o da leitura. É claro que a escola tem o seu dever de educar, mas, quando a criança vê em seus pais o hábito da leitura, é muito possível que queira também se espelhar nisso. Apresente livros gostosos de ler, de acordo com a faixa etária do pequeno. Começamos com leituras leves, recheadas de ilustrações, até chegar às obras infanto-juvenis, como a saga Harry Potter, por exemplo.

 

Natureza

Nos dias de hoje é muito difícil manter o contato com a natureza no dia a dia. Portanto, sempre que possível, leve o seu filho ao ar livre. Seja num parque, em uma praça, ou até mesmo no quintal de casa: o contato dos pés com a grama/terra é importante tanto para o organismo, quanto para a mente.

 

Menos tecnologia

O tablet e o celular salvam, não é mesmo? Mas cuidado! A grande exposição às telas pode ser muito prejudicial à visão e até mesmo no desenvolvimento. Determine horários e dias de uso da tecnologia. Sempre que possível, mescle com atividades off-line, com jogos de mesa, raciocínio lógico, brincadeiras em grupo, desenho etc.

 

Higiene

A hora do banho não deve ser a hora do martírio, pelo contrário, pode se tornar a hora mais divertida do dia. Explique aos pequenos a importância da higiene do corpo e torne essas atividades, como escovar os dentes e se banhar, uma grande e divertida brincadeira – com brinquedos e acessórios divertidos.

 

Responsabilidade

O senso de responsabilidade deve ser inserido desde cedo. É importante para o desenvolvimento, pois a criança entende que, para toda ação, há uma consequência. Um bom modo de ensinar a importância de ser responsável, é pela adoção de um pet. Com o bichinho, o pequeno criará um vínculo de amor, o alimentará, passeará com ele e cuidará como parte da família.

 

Referências:
https://www.grudadoemvoce.com.br/blog/6-habitos-saudaveis-indispensaveis-para-criancas/https://pequenada.com/artigos/10-habitos-saudaveis-que-mantem-pequenada-boa-saude



Veja também

Curta as férias em família

Entreter crianças não é uma tarefa...

5 dicas para seu filho se alimentar bem

Alimentar uma criança nem sempre é ...

8 cuidados que você deve ter com crianças no carnaval

O povo brasileiro é conhecido intern...

7 dicas para seu filho ter uma atitude mais sustentável

Se as crianças desde pequenas já t...